Nestas notas de leitura dos Jornais de Campo Maior, procurou-se manter, sempre que possível, a grafia, a acentuação das palavras e a pontuação que apresentam nos originais )
24 de Junho de 1926
Victória Foot-Ball Club
“ Da direcção desta simpática agremiação desportiva, que tem a sua sede nesta vila, recebemos a carta que passamos a transcrever...
...Enquanto que nas mais pequenas povoações de Portugal se constituem novos clubes desportivos, em Campo Maior existe apenas o nosso com um pequeno número de associados...”
Nota da redacção:
“ De facto, fazem parte deste jornal alguns dedicados desportistas e, dentre eles, dois que foram os mais entusiastas propagandistas do foot-ball e os primeiros organizadores dos dois clubes mais importantes de há dez anos.
Circunstâncias várias e, entre elas, a Grande Guerra e a consequente mobilização dos melhores elementos do desporto local, anularam a sua acção e o seu esforço, quando os clubes viviam em pleno triunfo e começavam a ser conhecidos e admirados na região.”
5 de Agosto de 1926
O Notícias em Degolados
“ No passado domingo dia 11, vieram a esta, uma selecção de jogadores de foot-ball de Campo Maior, que alem do passeio, tiveram um pequeno treino com os jogadores desta freguesia.”
Foot-Ball
“ O Victória Foot-Ball Club desta vila nomeou seu delegado junto do Victória Foot-Ball Club, de Setúbal, o Sr. Semêdo Batuca, o qual tomou há dois dias posse do cargo.”
9 de Julho de 1926
Victória Foot-Ball Club
Este simpático grupo desportivo requereu ao Ministério da Guerra a cedencia de uns terrenos situados ao Forte das Pesetas, na estrada das Queimadas, para ali ser instalado o seu campo de jogos, tendo boas esperanças de conseguir essa cedencia, pois já aqui veio um oficial de engenharia por três vezes tratar do assunto. Ao mesmo tempo o nosso patrício sr. Coronel Frederico de Oliveira, chefe de uma repartição daquele ministério, esforça-se por obter o deferimento de tão justa pretensão.
Enquanto o caso não fôr resolvido, a direcção do Club requereu autorização à Camara Municipal para se fazerem os treinos provisoriamente num largo à Avenida Dr. Agrela, o que foi deferido, visto o campo do Rocio ser muito distante e não oferecer boas condições para o treino, tanto mais que durante a época de verão se acha ocupado pelas eiras que os agricultores, no uso de um antigo direito, ali costumam fazer.”
25 de Agosto de 1926
Sporting Club Campomaiorense
“ Com este título acaba de formar-se nesta vila um novo club desportivo, constituído pelos dissidentes do Victória Foot-Ball Club e que tem secções de futebol association, e rugby, ockey, box, atletismo, pedestrianismo, caça, tiro, ténis, teatro e biblioteca. As intenções de os organizadores da nova agremiação são, sem dúvida, muito boas, mas hão-de deparar com muitas dificuldades, aquelas dificuldades que surgem a contrariar as melhores iniciativas. No entanto, como se acham animados de uma grande fé e da melhor boa vontade, estamos certos que não desmerecerão e antes, com tenacidade e perseverança, procurarão triunfar e levar a bom termo seus planos.
Fazendo votos de prosperidade ao novo club, o Notícias declara que estará pronto a auxiliá-lo no que fôr possível.”
5 de Setembro de 1926
“A visita do Grupo Desportivo de Portalegre – Uma interessante festa promovida pelo Victória Foot-Ball Club comemorativa do 2º aniversário da sua fundação.” ...
“ Como a deslocação do Desportivo acarretasse uma grande despêsa, a que os recursos modestos do Victoria não podiam fazer face, aquele grupo fez-se acompanhar da sua secção dramática, composta de distintos amadores da capital de distrito, para dar um espectaculo no teatro, cujo produto reverteu a favor do Victoria.”..
“ Às 18 horas, sob um calor asfixiante e improprio da epoca, realizou-se o desafio de foot-ball, para a disputa da taça no Campo do Rocio, para onde haviam sido conduzidos de camioneta. Não será exagerado calcular em cerca de 500 pessoas o número de assistentes que se encontravam no Campo (...) tendo as equipas alinhado da seguinte maneira:
Pelo Grupo Desportivo de Portalegre - C.Bentes (guarda redes), Oliveira e Sajara I (defesas), Casaca, Madeira e Baptista (médios), Telo, Bentes, Lopes, Sajara II e Garção (avançados).
Pelo Victoria de Campo Maior - Miranda (guarda redes), Soeiro e Ribeiro (defesas), Valadas, Cabecinha e Alegria (médios), M. Centeno, J. Centeno, D. Ruivo, Tomatas e Vilas (avançados).
“... A gente do Desportivo demonstrou mais conhecimentos técnicos do jogo, mas pouca coesão, devido talvêz a não estarem habituados a jogar em conjunto pois uns jogadores eram da 1ª categoria e outros da 2ª. Além disso tinham uma noite perdida e 45 quilómetros de camioneta, por estradas intransitáveis, o que não é nada favorável a um desafio.
... Os do Victoria revelaram falta de treino e, sobretudo, pouca técnica.
... E com 3-0 terminou a nossa primeira tarde de futebol...
... Após o jantar, dirigiram-se todos para o teatro onde se realizou uma encantadora festa de arte. (...)”
25 de Setembro de 1926
Sporting Club Campomaiorense
“Os corpos gerentes deste clube ficaram assim constituídos:
Assembleia geral:
Secretários
António da Encarnação Ruivo
António Veríssimo Ruivo
Direcção administrativa:
Domingos Antonio Rabiais, presidente
Manuel Lavadinho Mourato, secretario
João Conde Gonçalves, tesoureiro
Conselho fiscal:
Presidente - Agnelo Ferreira Topa;
Secretario - Manuel Martins Ruas;
Relator - Domingos Saraiva Cunha.
Alem da eleição foi resolvido na primeira reunião da assembleia geral aprovar os estatutos e enviar um exemplar ao sr. governador civil e outro ao administrador do concelho.”
31 de Outubro de 1926
Futebol
“ O Vitoria Foot-Ball Club de Campo Maior, frente ao Império Foot-Ball de Elvas, que venceu por 3-0.
O encontro da tarde de 17 de Outubro, entre as 1ªs categorias do Império e do Vitoria, não despertou grande entusiasmo.
Antecipadamente se previa o fraco resultado deste match, (devido à ) inferioridade fisica do Império.”
12 de Dezembro de 1926
Victoria Foot-Ball Club
“ Este clube mudou a sua sede para a Rua Major Talaya nº 31
Futebol
“ O Sporting Club Elvense jogou no dia 21 de Novembro, no Campo do Rocio, com o Victoria Foot-Ball Club, tendo o primeiro vencido por 8-1. O desafio fez-se debaixo de aguaceiros, tendo o jogo sido prejudicado por esse facto.”
15 de Abril de 1927
Futebol
Em Portalegre – O Campeonato de Portugal
“ Teve realização em 6 de Março, no stadium desta cidade o desafio ... entre as 1ªs categorias do Sporting Club de Portugal e do Foot-Ball Club de Portalegre, tendo ganho aquele por 7-1. ( ... )
O melhor homem em campo foi o grande e sabedor Jorge Vieira do Sporting.”
Em Campo Maior
“ O Victoria Futebol Club de Setubal ficou este ano Campeão de Lisboa.
Por tal motivo a sua filial daqui iluminou a sua sede e festejou tão grande exito.”
“ O Sporting Club Campomaiorense enviou há dias à vizinha capital espanhola ( Badajoz ) dois dos seus dirigentes para tratarem de um encontro, onde inaugurariam a sua linda equipe.
Infelizmente nada ficou assente porque os clubes da citada capital já não podem comprometer-se para a presente temporada. È pêna.”
Em Badajoz
“ Na visinha cidade espanhola realizou-se no domingo , dia 10 do corrente, um importante desafio de desempate entre o Real de Madrid e o Sevilha F.C.
Foi tal o entusiasmo, que de Madrid vieram tres comboios especiais repletos de amadores de futebol para assistirem ao desafio.”
1 de Junho de 1927
Futebol
“ Sport Club Badajoz vence o Victoria Foot-Ball Club de Campo Maior por 8-0 ... um desafio amigavel...
Pelo Victoria ( alinharam ): Mão de Ferro, Batista, Tomatas, Vilas, Valadas, Martins Ruivo, Garcia, Marchã, Alegria e Centeno... destacaram-se Marchã e Alegria...
O onze do Victoria regressou contente, apesar da derrota, pois estas lições são uteis para o seu aperfeiçoamento no jogo.”
“ O Sporting Club Campomaiorense perde pelo scóre de 4 a 0 com o Sport Lisboa e Elvas
A partida
Por volta do meio dia, uma camioneta de escápe aberto, a businar, pára à porta da séde do Sporting, onde uma enorme multidão aguardava a partida dos jogadores.
Pouco depois, cheia de leões e de alguns amigos que os acompanharam, ... deslisa rua abaixo, atravessa o Chiado, passa à Rua Dr. Afonso Costa, e a caminho de Elvas, lá fomos entre solavancos e gargalhadas. ( ... )
Como antes do encontro tivesse adoecido um jogador do Sporting , o capitão deste team pede ao Sporting Club Elvense, também eles filiados no Sporting Club de Portugal, a cedencia dum jogador... o capitão do Sporting comunica ao capitão do onze adversario o que sucede sendo-lhe dito por aquele senhor que não se podem defrontar com aquele jogador, em virtude de estarem de relações cortadas os dois clubs.
E o Sporting Club Campomaiorense alinha com 10 homens, melhor com 10 rapazes... Guarda Rede: Rabiais. Defesas: Pilár Pires e Matias Cordeiro. Meias defesas: J. Batuca, M. Mourato ( Cap. ) e M. Ginga. Avançados: P. Rito, A.Topa, A. Leitão e A. Ruivo.
15 de Julho de 1927
Foot-Ball
“ O Sport Lisboa e Benfica, triunfou em Badajoz, batendo uma selecção da Estremadura Espanhola por 2 bolas a 1. ( ... ) no Campo El Vívero, festas de S. João.”
1 de Agosto de 1927
O Noticias de Campo Maior e os desportos
“ Da Direcção do Sporting Club Campomaiorense recebemos a seguinte carta, cujos termos muito penhoradamente agradecemos.
Sr. Director do Noticias de Campo Maior.
Não quer o Sporting Club Campomaiorense, deixar de cumprir um dever que se lhe impõe, de felicitar V. Exª e demais corpo redactorial, pela comemoração do simpático Noticias, a quem estamos muito gratos por todas as atenções recebidas. ( ...)
A Direcção Administrativa,
Domingos Antonio Rabiais, Manuel Lavadinho Mourato, João Conde Gonçalves
15 de Agosto de 1927
“ O Sporting Club Campomaiorense
vence por 2 a 1 o Atletico Club Elvense”
“ Porque será que, quando o Sporting, o simpatico Sporting, entra em campo, a maior parte da assistência se manifesta hostilmente? Porque será? Francamente é uma pergunta de dificil resposta. Será porque o Sporting é um club novo e de novos, que tem sabido elevar-se a passos gigantescos e granjear a simpatia de muitos? Não sabemos.”
11 de Setembro de 1927
Sporting Club Campomaiorense
“ Ficou assim constituida a nova gerência para 1927-1928:
Assembleia Geral
Presidente – Antonio Lavadinho Mourato
Vice-Presidente – Antonio Afonso Borrego
1º secretario – João Tiago Lavadinho
2º Secretario – José Fernandes Moreira
Direcção Administrativa
Presidente – Domingos Antonio Rabiais
Vice-Presidente – Estevão B. Caldeirão
1º secretario – Manuel Lavadinho Mourato
2º Secretario – Adelino dos Santos Marchã
Tesoureiro – João Condes Gonçalves
Vogal – David Fonseca Ribeiro Caraças
Vogal – Antonio Lavadinho Leitão
Conselho Tecnico
Presidente – João Pedro Ruivo
Secretario Relator – João C. Saragoça
Vogal – Marciano David Alves
Vogal – Manuel Pereira Severo
Vogal – Manuel Dias Ferreira
20 de Dezembro de 1927
“ o Victoria Foot-Ball Club foi batido pelo Sport Lisboa e Elvas por 9 a 1 , no dia 27 de Novembro.”
19 de Fevereiro de 1928 - Foot-Ball
“ Sporting Club Campomaiorense 0 -Elvas Sport Club 0
Sporting Club Campomaiorense 1- Victoria Foot-Ball Club 1 ( No Campo do Rocio )
Sporting Club Campomaiorense 3-Victoria Foot-Ball Club 1 (Jogo de desforra )
“ A dureza e violencia que os verde-brancos empregam vem esbarrar na tecnica dos leões”
“ Vai brevemente a Estremoz a convite do Luso –Sporting, o onze de Honra do Sporting Club Campomaiorense”
1 de Abril de 1928 - Desportos
“ Os jogos desportivos tendem a desenvolver-se entre nós, mas os clubes locais não dispõem de um campo em boas condições de treino.
O Campo do Rocio está provado que não satisfaz, já por ficar afastado da vila, já por não ser murado e não possuir instalações próprias para vestiario, arrecadação de material e bancadas para o publico.”
15 de Abril de 1928 - Foot-Ball
O Sporting em Estremoz
“Sporting Club Campomaiorense 0 - Estremoz Foot-Ball Club 1
Team do Sporting: Rabiais ( cap. ), Centeno, Matias, Valadas, Verissimo, Mourato, P. Rito, Agnelo, Adelino, Patusco, Mesquita.”
1 de Maio de 1928 - Foot-Ball
“ No Campo do Rocio, realizou-se à dias, um desafio amigavel entre o“Vitoria”desta localidade e os “Vermelhos”, team infantil da visinha cidade de Elvas.
A vitoria coube ao “Vitoria”, por 3 a 0.
O encontro, que teve a presenciá-lo uma assistencia regular, teve fases de interesse.
A arbitragem a cargo de Manuel Dias Ferreira, boa, apárte um penalty de que resultou um goal a favor dos verdes-brancos e que nos pareceu injusto.
O “Vitoria” vai dia a dia aperfeiçoando o seu metodo de jogo e afirmando-se um team de valor.”
1 de Junho de 1928
Foot-Ball
“ Uma vitoria do Sporting Club Campomaiorense, por 2 a 0, no Campo do Rocio, assistencia numerosissima, contra um grupo de foot-ballers de Elvas.
O Sporting alinhou com Rabiais, Matias, Santos, Roque, Mourato, Valadas, Mesquita, Rui, Adelino, Agnelo, Pedro Rito.”
Em Degolados
“ União Degoladense 5 -Mixto de Campo Maior 4
30 de Setembro de 1928
Aniversario do Sporting Club Campomaiorense
“ Comemorando o segundo aniversario da sua fundação, realisou este Club local, uma interessante festa desportiva , por ocasião da feira de Agosto, a qual constou de bodo aos pobres na sede do club, torneio de panelas, em bicicleta, corrida pedestre, em sacos, corrida pedestre dos 100 e dos 4.000 metros, corridas ciclistas de velocidade aos 1.000 metros, e de 25 qiulometros, para disputa do I Campo Maior – Retiro – Campo Maior...”
1 de Junho de 1929
Futebol “ Ultimamente teem-se realisado interessantes desafios no Campo do Rocio. Os grupos locais, Sporting e Vitoria teem agora como treinador e orientador um desportista habil, o sr. Julio de Paiva Dias, que muito tem contribuido, com a sua competencia e entusiasmo, para o aperfeiçoamento e desenvolvimento deste genero de desportos em Campo Maior.
Que os rapazes aproveitem as lições do sr. Dias, sabendo manter-se com disciplina, ordem e respeito, são os nossos votos.”
15 de Novembro de 1928
“ A nova época foi inaugurada no dia 30 de Setembro, pelas equipas do Vitória Foot-Ball Club e União Degoladense, cujas linhas eram assim constituídas:
Vitória- J.Afonso (guarda-redes); Matias e Santos (defesas); Macedo, Vilas e Ginga ( médios defesas); P. Rita, J.Centeno e M.Centeno (m´dios de ataque); Venâncio e Alegria (avançados)
União- Durão (guarda-redes); Tomatas e Santos (defesas); Martins, Lourenço e Leonardo (médios de defesa); Traitolas, Lúcio e Remoínho (médios de ataque);
Alonso e Figueiredo (avançados). Venceu o Vitória por 4-1. Juiz de Campo: José Passão