domingo, 20 de setembro de 2009

5- Notas de leitura "O Campomaiorense"

( Nestas notas de leitura dos Jornais de Campo Maior, procurou-se manter, sempre que possível, a grafia, a acentuação das palavras e a pontuação que apresentam nos originais )

1 de Agosto de 1921

“ Faremos a propaganda da reorganização dos dois grupos de futebol que em tempos existiram nesta vila, e a que a eclosão da guerra veio dar morte pela ausência de alguns dos seus melhores elementos e por várias outras circunstâncias”

10 de Março de 1922

Foot-Ball

“ O Sport Atlético Club de Elvas, solicitou um treino amigável com os antigos jogadores dos extintos grupos desta vila, como preparação para um futuro desafio em Badajoz, com um team daquela cidade espanhola.

Os jogadores desta vila, a instâncias do antigo captain João Ruivo e de Manuel Serafim acederam ao convite com a melhor boa vontade e marcou-se o treino para o dia 5 do corrente, no campo do Rocio.

O team de Elvas tinha por captain o sr. Luciano Almeida, e era acompanhado do presidente do club sr. Evangelino Augusto, que arbitrou o treino, como juiz de campo. O team de Campo Maior, organizado no próprio campo, e com jogadores completamente destreinados, opôs grande resistência, dando ao treino fases animadas, o que desconcertou o team elevense, cujo propósito era, ao que parece, vir só para meter goals sem fazer jogo quando devia ser o contrário, visto jogarem com um team espanhol organizado e dispondo, segundo creio, de bons foot-bollers.

Ao fim de um quarto de hora de jogo, e depois do kiper do Campo Maior (Victor Garcia) ter defendido com galhardia três ataques violentos às redes, o juiz lembrou-se, talvez para salvar a situação, de marcar mão a um dos jogadores do Campo Maior, quando os jogadores de Elvas tinham já metido mãos sem conto. Dado o pontapé muito próximo da rede , com todos os de Elvas a carregar, marcou este goal quase com o consentimento do Campo Maior. Nesta altura avariou-se a bola e o treino foi dado por findo, com grande pesar do Campo Maior que, na 2ª parte devia ter vantagens, pois jogaria a favor do sol.

É lamentável a imprevidência do team de Elvas, em ir para o campo com uma bola apenas e toda avariada, depois do Campo Maior avisar que não tinha actualmente nenhuns apetrechos por estar desorganizado. Também se notou no team de Elvas pouca homogeneidade e fraca disciplina, o que nos faz recordar com saudade os bons tempos em que vinham os grupos do Colégio Elvense e dos Empregados do Comércio e Escritórios, disciplinados, fortes, equilibrados, onde contávamos em cada jogador um amigo comungando do mesmo ideal de sport, evocando também as lindas festas de confraternização que se faziam em Elvas e aqui...”

10 de Novembro de 1922

Operário Foot-Ball Club

“ Este grupo, recentemente constituído propõe-se afastar a mocidade operária dos antros de perdição como sejam a taberna , o lupanar e a tavolagem, chamando-a à prática de diversões úteis ao corpo e ao espírito, e para poder ocorrer a despesas de instalação e de aquisição de material, promoveu a comissão organizadora, composta dos senhores Francisco Ilídio, Manuel Pires e José Marchã, dois saraus familiares que se realizaram nas noites de 28 e 31 de Outubro findo no teatro desta vila, sendo a parte teatral, que agradou, desempenhada pelos senhores Miguel, Batista Ribeiro, M. Pires e F. Ilídio, inteligentemente ensaiados pelo hábil amador sr. Pedro da Costa e Silva. O baile esteve pouco animado. A concorrência foi diminuta, o que desagradou os promotores da festa que não viram os seus esforços coroados de êxito. A receita mal deu para as despesas o que é deveras lamentável.”

20 de Junho de 1923

( No dia do aniversário de “ O Campomaiorense”)

“... estabelecendo as regras de um novo jogo mais scientífico que ficou denominado foot-ball association.

Este jogo sendo jogado com muito método, trás consigo inúmeras e valiosas vantagens: Além do desenvolvimento físico...

Em Portugal e mormente em Lisboa e Porto existem muito bons grupos.

Na província também esta espécie de sport, tem adquirido grande quantidade de adeptos que dia a dia se vão aperfeiçoando.

Talvez seja o de Portalegre, o único distrito do país em que o jogo não esteja tão desenvolvido quanto seria de desejar. “

15 de Outubro de 1924

Campo Maior Sport Club

“...mais um team de sport na nossa terra, e este, com secções de tennis, de tiro e de foot-ball os três sportes mais cultivados em Portugal.”

...Comissão técnica de foot-ball:

José Mata

Aspirante Rodrigo Botelho

Joaquim Mata

15 de Novembro de 1924

A FEDERAÇÃO SPORTIVA DE CAMPO MAIOR

... A Câmara Municipal, ... aprovou a cedência do campo de foot-ball nivelado a expensas suas, a todos os clubes de sport, regularmente constituídos e que à Federação e à Câmara Municipal participem a sua constituição”.

A direcção efectiva da Federação ficou constituída por delegados de:

Campo Maior Sport Club

Operário Foot-Ball Club

Esperança Foot-ball Club

9 de Abril de 1925

Notícia de jogo de futebol entre uma selecção de Elvas e outra de Campo Maior assim constituída:

MIRANDA

FREDERICO CENTENO

EMÍLIO ANIBAL BAPTISTA

RONDÃO CARMELO HERNÂNI CENTENO

15 de Maio de 1925

O Sporting Clube Elvense foi derrotado por 3-2 pela Selecção Ibérica, da qual a maior parte dos jogadores eram campomaiorenses.



uma obra de Joaquim Folgado e Francisco Galego