No que respeita às origens do Sporting Clube Campomaiorense foi possível recorrer a fontes escritas e publicadas na própria época em que o clube foi fundado. Em 1926 publicavam-se em Campo Maior dois jornais: O Campomaiorense e o Notícias de Campo Maior. Foram eles que serviram para a recolha de informações respeitantes aos anos 20. Depois, a censura, a repressão das ideias e da cultura, tornaram impossível a livre expressão do pensamento. Os jornais desapareceram. Ficou apenas a lembrança dos tempos idos na memória das pessoas que viveram os acontecimentos. Na falta de outros testemunhos sobre a vida do Sporting Clube Campomaiorense nos anos 30 e 40, restava o recurso ao testemunho directo dos que construíram o passado desportivo do clube.
Assim, foram realizadas uma série de entrevistas a antigos jogadores do Campomaiorense. Trata-se de documentos de grande importância para a história do clube e, apesar de já terem sido publicados no Notícias de Campo Maior, em data recente, optou-se por integrá-los neste pequeno livro de homenagem e comemoração dos 75 anos de vida do Sporting Clube Campomaiorense. No conjunto, os seis entrevistados, reportam factos e vivências que, vão desde meados dos anos 30 até aos tempos actuais, preenchendo um período de mais de sessenta anos. Ou seja, desde os tempos das balizas às costas, até ao da participação nas grandes competições. O seu tempo foi o do amadorismo, do Campomaiorense a disputar campeonatos utilizando apenas os recursos locais. Depois deles as coisas mudaram. Entraram em campo os profissionais.
(As entrevistas foram transcritas utilizando um discurso tão fiel quanto possível às palavras dos entrevistados , para que o leitor possa ter acesso directo a testemunhos que, só por si, têm um valor inestimável e um grande interesse informativo).
(clique nas imagens em baixo, ou ao lado, para ver as entrevistas de cada um destes Ases de Outros Tempos do Sporting Clube Campomaiorense)
Ferrinhos Justo Valente Nanita Zé Mário C. Telha Pedro Morcela
O "FERRINHOS"
O "JUSTO VALENTE"
O "NANITA"
O "ZÉ MÁRIO"
O "CABEÇA DE TELHA"
PEDRO MORCELA
uma obra de Joaquim Folgado e Francisco Galego