sexta-feira, 26 de setembro de 2008

"Os Gavionenses" - Piso sintético do Salgueirinho inaugurado com goleada

No Domingo, a população de Gavião não quis faltar à inauguração da primeira fase do Parque Desportivo Salgueirinho, uma obra que vem dar à equipa dos "Gavionenses" um palco caseiro com maior qualidade e dignidade para a prática de bom futebol. A vedação, o sistema de rega, a iluminação e, principalmente, o novo relvado sintético dão uma "nova cara" ao Estádio da promissora turma do "Os Gavionenses" que é, neste momento, a nona equipa do Distrito de Portalegre a dispor de um piso com estas características.

Num dia que se queria de festa, o tempo não ajudou e, mesmo na altura da bênção e da inauguração, uma grande chuvada começou a cair no Gavião. No entanto, a população não se assustou e muniu-se de guarda-chuvas e impermeáveis…tudo o que protegesse da chuva e permitisse ver a estreia de "Os Gavionenses" com tranquilidade. As bancadas provisórias do novo estádio encheram-se de populares que apoiaram calorosamente a equipa da casa.
Quando ao jogo, aquilo que podemos desde logo salientar é o provérbio popular que diz "festa molhada, festa abençoada". A verdade é que na primeira recepção no Parque Desportivo do Salgueirinho, a turma do Gavião bateu a equipa do Santa Eulália por cinco bolas a zero. Estimulados e moralizados pela estreia do relvado e pelo apoio constante dos adeptos, o "Os Gavionenses" provou, desde cedo, ser a equipa mais empenhada numa vitória. Logo nos primeiros minutos, a trave da baliza da equipa elvense impediu o golo mas, pouco depois, a turma da casa acabou por chegar mesmo ao 1-0. A partir daí, "Os Gavionenses" ficaram mais confiantes e os golos foram surgindo com naturalidade…e alguns de belo efeito.

No final, o esforço da equipa foi recompensado, com todos os jogadores, e o treinador "Mazu", a serem bastante aplaudidos pelos adeptos. Sem dúvida, uma excelente vitória para moralizar a equipa dos "Gavio-nenses" que mostrou ter qualidade para repetir (ou melhorar) a prestação do ano transacto no Campeonato Distrital.

Sem cair em euforias, Germano Porfírio, presidente do "Os Gavio-nenses", mostrou-se muito satisfeito com o resultado, confirmou a aposta do clube em reforçar-se não ao nível desportivo, mas também em temos de infra-estruturas, e confessou ter algumas expectativas em relação à prestação da equipa nesta edição do Campeonato Distrital.

Já Jorge Martins, presidente da Câmara Municipal de Gavião, destacou o "dia de festa", para quem gosta de futebol e, principalmente, para quem é gavionense. Revelou a sua paixão pelo clube, do qual é sócio e já foi atleta e mostrou-se muito satisfeito com a melhoria significativa das condições. De acordo com o edil, houve, para esta época, uma aposta em três objectivos, nomeadamente a qualificação das instalações des-portivas, não só para que joga, mas também para quem assiste; a melhoria das condições para as camadas jovens, que conta agora com mais um escalão (iniciados); e, finalmente, o desenvolvimento de uma equipa sénior mais competitiva e dignifique o nome do Gavião. "Na última época ficámos em quinto lugar. Estou confiante que este ano o nome do município ficará também dignificado a esse nível e com toda a certeza faremos um bom Campeonato Distrital", assegurou o autarca.
Ainda em conversa com os jornalistas, Jorge Martins explicou que o objectivo da autarquia é tentar passar às fases seguintes da obra (a bancada, os novos balneários, arranjos exteriores, acessibilidades, esta-cionamento) o mais depressa possível, mas admitiu que isso também vai depender do apoio do poder central. "Vamos apresentar candidatura logo que abrir o regulamento para este tipo de infra-estrutura e, se obtivermos essa comparticipação, avançarmos muito mais rapidamente com a obra", aclarou, acrescentando ainda que o volume total do investimento ronda os 1,5 milhões de euros.

Em jeito de conclusão, o autarca mostrou expectativas em continuar a receber muita gente no Parque Desportivo do Salgueirinho, um espaço que, na sua opinião, continua a atrair a população que, ao longo dos anos, tem mantido uma excelente relação com o espaço e com a equipa


Na inauguração esteve ainda António Costa, presidente da Associação de Futebol de Portalegre que, na ocasião, transmitiu a sua satisfação em relação à obra inaugurada. "É muito gratificante para a associação ver a inauguração deste relvado, na medida que é já o nono sintético que existe no Distrito. Todos os gabinetes estão de parabéns", declarou, agradecendo ainda a Jorge Martins toda a dedicação que tem demonstrado para com o clube. André Relvas