quarta-feira, 4 de maio de 2011

“O Elvas”: Jogo Épico de Mangualde foi à 25 anos

A data de 4 de Maio de 1986 está associada a uma das páginas mais brilhantes da história futebolística de “O Elvas” Clube Alentejano de Desporto: há 25 anos, os “azuis-e-ouro” venceram em Mangualde por duas bolas a uma, numa tarde épica.



De resto, o resultado foi fundamental para a subida à I Divisão, concretizada três semanas mais tarde através de decisões de órgãos disciplinares e de justiça da Federação Portuguesa de Futebol, em detrimento do Recreio de Águeda.


“O Elvas”, então a jogar na Zona Centro da II Divisão, chegou ao intervalo a vencer por 0-1, com um golo de Nelito e depois do guarda-redes Domingo ter defendido duas grandes penalidades. No reatamento, o Mangualde empatou o jogo e foi Zé António a marcar o tento do triunfo, também de penálti.
A turma elvense era treinada por Carlos Cardoso, num conjunto onde pontificavam os jogadores como Domingos, Jorge Almeida, Zé Carlos, Zé António, João, Ribeiro, Zé Rui, Miguel, Manaca, Santos, Zé Manel, Carapinha, Canã, Nelito, Bule e Beto.

Nessa tarde de há um quarto de século na Beira Alta, a equipa alentejana foi apoiada por muitas centenas de adeptos, a maior parte dos quais transportados no “Comboio Azul-e-Ouro”. Ainda hoje, após 25 anos, muitos adeptos de “O Elvas” guardam o encontro de Mangualde como o mais emocionante e festivo a que assistiram com a presença do clube da Rua dos Chilões.

R.Elvas