segunda-feira, 8 de março de 2010

Sérgio Traguil - o "Mourinho" de Portalegre


Falamos de Sérgio Traguil, um jovem ambicioso que se entrega de alma e coração a esta modalidade, e que tem como meta futura ser treinador de elite mundial.
A treinar, recentemente, o Portus Alacer, clube que considera ser "o principal responsável" pelo começo da sua carreira "rumo ao sucesso", Sérgio Traguil é já considerado por muitos o "Mourinho" de Portalegre.
Começou como treinador de guarda-redes, mas nunca foi guarda-redes quando jogou futebol, teve alguma formação específica?
As únicas luvas que eu alguma vez tinha calçado foi para proteger do frio, foi um choque inicial quando recebi o convite, mas resolvi aceitar e partir para esse desafio, estudei horas e horas a posição de guarda-redes, visionei centenas de exercícios específicos de guarda-redes, e dois dias depois cheguei ao meu 1º treino completamente preparado para assumir o lugar. O lugar agora está entregue ao meu colega de equipa técnica Hélder Candeias, ele sim foi guarda-redes e sabe melhor que ninguém o que fazer, ajuda-me bastante no meu trabalho com a equipa e também é muito criativo.
Como se caracteriza enquanto treinador de futebol?
Sou um treinador exigente, tanto comigo como com os meus atletas, confio nas minhas capacidades e julgo que um dos meus pontos fortes é a nível psicológico, não sou influenciável, e trabalho muito esse aspecto com os atletas, mesmo que eles não o percebam, procuro ser melhor que ontem e pior que amanhã. Todos os dias estudo futebol e os exercícios para depois aplicar da melhor maneira nos treinos. Os meus métodos são inovadores e visam melhorar os atletas tecnicamente, tacticamente e psicologicamente, e para além disso tenho um espírito de vencedor.
Tenho softwares de gestão de equipas, os mesmos que são utilizados pelos melhores treinadores do mundo, eu próprio costumo construir os meus exercícios, tenho um portfólio muito alargado, muitas centenas de exercícios que adquiri e outros tantos que construi.
Mesmo enquanto treinador de guarda-redes já se ouviam elogios, nomeadamente de que os seus treinos eram diferentes, o que o torna um treinador diferente dos outros?
Obviamente que não conheço o trabalho de todos os treinadores de Portalegre, e muito sinceramente também não me interessa conhecer, preocupo-me com o meu trabalho, com aqui-lo que me vai fazer evoluir e, principalmente, à equipa que treino. Não tenho características de "voyeur", não observo treinos dos outros, mas há quem observe os meus. Agora se sou diferente dos outros? Sem sombra de dúvidas e o tempo vai mostrar porque, a minha metodologia de treino de certeza que é única.
Acha que Portalegre tem treinadores de qualidade?Penso que sim, cada vez mais aparecem jovens treinadores, uns por puro hobby, outros por terem o objectivo de um dia chegarem longe. Entre os novos destaco os treinadores dos Juniores do Eléctrico e do Portalegrense que estão a fazer um bom trabalho, depois há aqueles que já andam há alguns anos nisto, dou como exemplo o Nozes que na minha opinião é o melhor, o Nelinho, o Rogério, Azinhais e por aí fora. Muitas vezes não nos podemos esquecer que uma equipa também faz um treinador, existem boas equipas que com bons resultados devido ao talento que têm, escondem o quanto são mal preparadas. Existem treinadores que são protegidos pelos clubes que têm alguma estrutura, e se eu tivesse um clube com uma estrutura como por exemplo o Eléctrico tem, de certeza que apostava mais na minha formação como treinador, e garantidamente que também já tinha o 3º nível de treinador de futebol. Mas o importante é ter vontade de trabalhar e vencer, os níveis como treinador são mera burocracia, pois também estou a tirar uma licenciatura de Psicologia do Desporto e isso não me faz ser melhor que qualquer outra pessoa.
"Se tivesse sido treinador desde o início da temporada, muito provavelmente era campeão"Tem apenas 29 anos, não se acha novo demais para treinar uma equipa de escalão sénior?
Isso é um preconceito que não tem o mínimo sentido, a minha maneira de liderar é igual para um atleta de 19 anos, como para outro de 35.
Pelo que se consta é um fenómeno em crescendo, muitas pessoas falam nas suas qualidades. Sente pressão de não conseguir corresponder às expectativas?
Pressão? Pressão é a Gripe A ou as recentes catástrofes que assolaram o mundo, são as famílias quererem alimento e esperança, quando de repente ficaram sem tudo o que tinham, isso sim é pressão. Tenho mais medo disso do que tenho de futebol, para mim a pressão não existe no futebol.
Como surgiu a oportunidade de treinar o Portus Alacer?Surgiu através do presidente Filipe Meira, que já me conhecia como pessoa, mas não como treinador, ele tinha conhecimento de que eu era estudante de psicologia de desporto em Rio Maior, e que também estudava futebol, foi assim que surgiu a oportunidade de começar como adjunto, mais propriamente treinador de guarda-redes.
Qual o momento mais marcante enquanto treinador principal? E o mais negativo?
O mais marcante é chegar, quartas e sextas-feiras, e dar treino aos meus atletas, isso para mim é tudo, ver a dedicação de alguns, até mesmo quando nem sequer são opção, e não esquecer aqueles que treinam e não estão inscritos, mas que comparecem como se fizessem parte do plantel. O mais negativo é treinar só duas vezes por semana, na minha opinião é pouco para uma equipa sénior.
Vê algum jogador ou jogadores do Portus que possam ir longe no futebol, ou jogadores de outras equipas existentes no Distrital de Portalegre?Existem alguns, tanto no Portus como em outras equipas, mas como a época ainda está a decorrer prefiro não falar em nomes, o que posso dizer é que se eu subir para um patamar superior, gostava de levar alguns comigo.
Fale-nos da sua experiência no Portus Alacer, pessoas do futebol dizem que desde que se tornou treinador principal do clube, o futebol praticado é do melhor que se vê, acha que se tivesse começado no início da época, o Portus Alacer ia longe?
Não menosprezando o trabalho do meu antecessor, o Ricardo, pessoa que me ensinou algumas coisas a nível humano, se tivesse sido treinador desde o início da temporada, muito provavelmente não estava nesta série, e se estivesse era campeão. Uma coisa é estar desde o início, fazer a pré-temporada que é fundamental para um clube, aplicar a minha metodologia e ter tempo para os atletas se adaptarem aos meus métodos, trabalhar os jogadores e construir o plantel à minha maneira, outra é chegar a meio da temporada, ver uma equipa mal fisicamente, tacticamente e psicologicamente, carenciada em algumas posições, com uma afluência em média de 10 atletas nos treinos, em suma terem que realizar alguns milagres.
A verdade é que realizei alguns, a equipa pratica, na minha opinião, o melhor futebol da série, tem uma afluência em média de 18/20 atletas por treino, estamos invictos em casa, já marcamos mais golos em metade dos jogos desta série do que na total da anterior, temos menos de metade dos golos sofridos, e temos a segunda melhor defesa da série. O que estraga isto tudo é a nossa irregularidade, que é fruto da minha chegada tardia.
É seu desejo continuar no Portus Alacer, ou existem outras propostas mais interessantes? Fala-se que já tem acordo com outra equipa de maiores dimensões e ambições, confirma?
Confirmo que vou terminar a época no Atlético Clube Portus Alacer, e de momento o meu pensamento está em vencer as próximas três jornadas.
Isso quer dizer que já existe acordo pós-época com outro clube?
Não vou comentar nenhuma situação igual ou semelhante àquela que me colocou.
"Tal como José Mourinho, para mim todos os pormenores contam"
Qual o seu ídolo no futebol?
Como jogador Rui Manuel César Costa, como treinador José Mourinho, e como dirigente é difícil encontrar alguém, já não se fazem dirigentes como antigamente.
Qual o seu sonho no mundo do futebol?Não é sonho, é objectivo. Ser um treinador de elite mundial.
Como é ser comparado com um dos melhores treinadores do mundo, o português José Mourinho?
Quem disser que não se sente orgulhoso por ser associado a José Mourinho das duas uma, ou não sabe do que se trata ou é mentira. Pessoalmente sinto-me orgulhoso por essa constante comparação, mas tenho o meu longo caminho para percorrer e nem me sinto vaidoso com isso, vou subindo degraus até se possível alguém um dia faça o mesmo tipo de comparação, mas com o meu nome como referência.
Tendo em conta que lhe chamam o Mourinho de Portalegre, identifica-se com José Mourinho, ou tem outros treinadores como referência?Em termos de liderança posso dizer que me identifico, de certa forma, com José Mourinho, tal como ele, para mim todos os pormenores contam, até aquilo que eu falo na rádio muitas vezes é premeditado, consoante os acontecimentos já eu pensei ao mínimo pormenor aquilo que tenho que dizer para jogar a meu favor na próxima jornada.
Como vê os treinadores mais "velhos", quais as diferenças entre vocês?
Não sou defensor de novos ou velhos treinadores de futebol, acredito simplesmente em bons ou maus treinadores, aqueles que atingem o sucesso e os que não atingem.
O que acha do futebol no Distrito de Portalegre?Existe alguma qualidade, mas continuamos com muito pouca visibilidade, pode-se e deve-se fazer melhor do que se tem feito até aqui. Outra coisa que chamo a atenção é a formação para os técnicos de futebol e dirigentes desportivos, é quase inexistente.
O que acha que pode mudar na maneira de ver o futebol em Portalegre?

Uma coisa tento mudar, é tentar alertar os atletas e dirigentes a levarem as coisas mais a sério e não em ritmo de passatempo.
Alguma mensagem que queira deixar aos futuros treinadores de Portalegre?
Vejam o meu exemplo, aos 18 anos já tirava artigos da internet sobre o futebol, e todos os dias me entrego entre quatro e cinco horas ao estudo do futebol. Tornei-me treinador principal de uma equipa sénior em apenas três meses, sem nunca ter trabalhado nas camadas jovens ou ser adjunto de outros treinadores, e por isso a mensagem que deixo é para que acreditem no vosso valor e nas vossas ideias, tenham sempre presente o espírito de vitória e trabalhem no limite, não se sintam menos treinadores por não terem uma licenciatura, tanto melhor se a tiverem, mas isso não faz serem melhores treinadores que aqueles que não as tenham, muitos amigos meus licenciados em educação física em conhecimento de futebol precisam de levar manuais para falarem comigo, estudem por vocês mesmos, observem jogos, vejam a forma de actuar de outras equipas, mas o principal é acreditar e querer.
O que dizem os outros…
Filipe Costa, atleta do Portus Alacer
"O Sérgio é das pessoas mais completas do futebol, é metódico e muito exigente, todos os treinos são como jogos, ele "obriga" a equipa a dar o máximo, mantendo sempre o seu método de trabalho. É bastante competitivo, pois faz-nos acreditar que todos os jogos são como finais, e dentro desta personalidade cabe também a sua parte orgulhosa, pois odeia perder e faz com que sintamos o mesmo. Começou hoje no mundo do futebol, mas acredito que irá muito longe amanhã, tem uma mentalidade de vitória e isso é o que qualquer clube quer".
Filipe Calha, atleta do Portus Alacer
"Como treinador, é um jovem com muito valor e com qualidade para ir bem longe, é aberto a críticas e confiante nos seus métodos, é muito inteligente e exigente, mas consegue manter uma boa relação com os atletas. Trabalha muito para atingir os seus objectivos e para garantir que o trabalho que faz é o melhor para o clube e para a condição física e psicológica dos atletas que treina"
Rui Realinho, jogador do Estrela de Portalegre
"Apesar de ser treinador principal há pouco tempo já se ouve falar muito nele, já tem muita tarimba, estive presente em alguns treinos e vi treinos que raramente se vê em qualquer lado, são muito bem elaborados, tudo ao mínimo pormenor, sei que ele vive para isto, dedica cerca de cinco horas por dia ao futebol, um estudioso, tem imensos vídeos e livros de tácticas, é metódico e rigoroso, mesmo treinando um clube com poucas ambições, treina como se estivesse na superliga. Acredito que vai ser dos melhores treinadores do futebol português e não é por nada que já lhe chamam o novo Mourinho, já agora aqui fica o meu sincero agradecimento porque muito daquilo que sou hoje no futebol devo-lhe a ele".
Hélder Candeias, colega e treinador dos guarda-redes do Portus Alacer
"É uma pessoa com um carácter forte, muito seguro das suas capacidades e ideias, é exímio a retirar a pressão dos seus atletas, coisa que muito poucos treinadores conseguem fazer. Tudo o que faz tem como objectivo defender os interesses do clube, sabe lidar e gerir os jogadores, tem um bom discurso em todas as situações, a vontade que tem de vencer vai levá-lo ao topo. Trabalhar com ele é um desafio, ele nunca está satisfeito".
Filipe Pires (Tigre), atleta do Portus Alacer
"Jogo futebol desde miúdo, já tive alguns bons treinadores e aprendi muito com eles, mas estou completamente surpreendido com Mister Sérgio que apesar da sua juventude demonstra um profissionalismo e dedicação pelo seu trabalho como eu nunca vi. Os métodos que utiliza fizeram-nos melhorar bastante a nível táctico, físico e psicológico. Tenho a certeza que vai vingar no futebol e eu vou estar cá para ver".


Fonte Nova