Sorteio
O programa da 1.ª fase do Campeonato de Portugal ficará conhecido esta sexta-feira, às 16 horas, com a realização do sorteio no Auditório 2 da Cidade do Futebol. As séries que irão compor a prova já estão constituídas e já foram divulgadas. O sorteio decorrerá à porta fechada, pelo que, todos os interessados, poderão acompanhar tudo em direto através do canal de Youtube da FPF.
Regulamento
1. O Campeonato de Portugal de 2021/2022 é disputado por 63 clubes, os 40 clubes que asseguraram na época 2020/2021 a manutenção na Prova, os 18 clubes indicados pelas Associações Distritais e um clube representante da Região Autónoma dos Açores, um clube representante da Região Autónoma da Madeira e os 3 clubes da Região Autónoma da Madeira que desistiram do Campeonato de Portugal nos termos do artigo 11.º-A do Regulamento da Prova em vigor à data.
2. O Campeonato de Portugal é composto por três fases, a 1.ª Fase, a 2.ª Fase – Subida, a 2.ª Fase – Manutenção e Descida e a 3.ª Fase – Apuramento de Campeão.
3. Em caso de empate classificativo aplicam-se os critérios estabelecidos no Regulamento da Prova.
4. Sem prejuízo do disposto no número anterior, nas eliminatórias a “uma mão” todos os jogos devem ter um vencedor. Assim sendo, em caso de empate é observado o seguinte:
a) Realiza-se prolongamento de 30 minutos, dividido em duas partes de 15 minutos, sem intervalo, mas com mudança de campo;
b) Se ainda subsistir a igualdade, o vencedor é apurado através da marcação de pontapés da marca de grande penalidade, de acordo com as leis do jogo.
1.ª Fase
5. O Campeonato de Portugal é disputado na 1.ª Fase por 63 clubes, que são divididos por três séries de dez equipas e três séries de 11 equipas, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica. As séries de 11 equipas são localizadas mais a Norte. A Série “A” será a série mais a Norte e a Série “F” a série mais a Sul.
6. Caso existam três, duas ou uma, desistência(s) antes do sorteio ou não confirmação de participação de clubes, as vagas não serão preenchidas e a 1.ª Fase é disputada, respetivamente, por 60, 61 ou 62 clubes, divididos por seis séries de dez equipas, cinco séries de dez equipas e uma série de 11 equipas ou quatro séries de dez equipas e duas séries de 11 equipas, consoante os casos.
7. As séries com 11 equipas correspondem às séries com maior número de clubes da Região Autónoma da Madeira.
8. Em cada série, os clubes jogam entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante.
9. O 1.º e 2.º classificados de cada série apuram-se para a 2.ª Fase – Subida, num total de 12 clubes.
10. Os restantes clubes apuram-se para a 2.ª Fase – Manutenção e Descida.
11. Na 1.ª Fase é permitida a presença, no máximo, de duas equipas B por série. Caso existam três ou mais equipas na condição referida anteriormente, os clubes são distribuídos, proporcionalmente, por séries diferentes de acordo com a sua localização geográfica, pela ordem de norte para sul, havendo um reajustamento das séries respetivas.
2.ª Fase – Subida
12. A 2.ª Fase – Subida é disputada por 12 clubes, distribuídos em duas séries de seis equipas, de acordo com a sua localização geográfica.
13. Em cada série todos os clubes jogam entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio.
14. O 1.º e 2.º classificados de cada série apuram-se para a Liga 3 da época seguinte.
15. O 1.º classificado de cada série apura-se para a 3.ª Fase – Apuramento de Campeão.
2.ª Fase – Manutenção e Descida
16. A 2.ª Fase – Manutenção e Descida é disputada por 51 clubes, distribuídos em nove séries de quatro equipas e três séries de cinco equipas, de acordo com a sua localização geográfica. As séries de 5 equipas são localizadas mais a Norte.
17. Caso se verifique o previsto no ponto seis do presente formato, as séries de cinco equipas são reduzidas em uma equipa.
18. Em cada série todos os clubes jogam entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio.
19. Os 1.º e 2.º classificados de cada série asseguram a manutenção na Prova na época seguinte, num total de 24 clubes.
20. Os restantes, em qualquer dos casos, descem aos campeonatos distritais. 3.ª Fase – Apuramento de campeão
21. A 3.ª Fase – Apuramento de Campeão, destinada a determinar o campeão da Prova, é disputada num jogo (Final), em campo neutro, pelos dois clubes apurados, destinado a determinar o campeão da Prova.
22. O clube com mais pontos na fase anterior joga na condição de visitado; em caso de empate, o clube com o menor n.º total de cartões amarelos e vermelhos jogará na condição de visitado.