segunda-feira, 17 de maio de 2010

Assembleia Geral do Sport Clube Estrela de Portalegre





O Sport Clube Estrela virou mais uma página da sua história com a realização de uma Assembleia Geral na noite de 6 de Maio, elegendo uma nova Direcção, a garantia mais realista para assegurar a continuidade dos destinos da Colectividade.
O SCE comemorou, em 2009, os seus 90 anos ao serviço do desporto e desta cidade e, na sua Sede Social, 14 molduras mostram os homens que fundaram o Clube debaixo do Plátano do Rossio. Em frente estão as fotos dos presidentes que, no passado e no presente, se dedicaram ao SCE, torneando os mais variados obstáculos.


A sala onde se realizou a Assembleia Geral é o espelho da vitalidade clubista. As centenas de Troféus são a referência dos seus feitos com mais ou menos relevância no desporto, mercê do esforço dos atletas na defesa da camisola verde. Como habitualmente acontece, Arménio Morais Almeida presidiu à AG e, de início, deu a conhecer que "em anterior acto, por não ter aparecido uma lista com candidatos, as decisões tiveram de ser adiadas para esta noite…mais um momento importante na vida do SCE". Referiu com é seu timbre que "o Sport Clube Estrela tem tido ao longo dos anos uma vida difícil, mesmo assim e dentro das actuais limitações, a Estrelinha ainda continua a brilhar".
"Voto de louvor a António Costa"
Arménio Morais recordou depois as comemorações em 2009 do 90º Aniversário do SCE (restaurante Martinho em Castelo de Vide), observando que foi outro momento alto que correu muito bem e com um a organização impecável tendo como principal responsável António Maria da Costa.
"Penso que é um acto de justiça propor a esta AG um volto de louvor a António Maria da Costa aqui presente e toda a equipa que o acompanhou na organização do aniversário", disse Arménio Morais. Mereceu a aprovação dos sócios e por aclamação. António Costa, acompanhado pela esposa, agradeceu esta distinção, recordou alguns acontecimentos e revelou que esteve nos 50 e 75 anos do SCE e, até hoje e sempre com a mesma dedicação, ajudar o Clube.
João Martinho"Queremos reduzir o passivo"
João Martinho, na sua intervenção, começou por agradecer aos sócios a sua presença observando que, para a nova lista da Direcção, algumas pessoas não foram convidadas, mas nem por isso deixavam de merecer o seu apreço".
"Penso que o SCE com esta Direcção pode conseguir um dos seus objectivos, reduzir o passivo, e gostaria que os sócios se interessassem mais pelo futebol", frisou.
Mais adiante, João Martinho revelou que o "plantel sénior para a nova época será dentro das possibilidades financeiras existentes".
Continuando para as camadas jovens, "os propósitos são os mesmos apostamos na formação mas faço um pedido".
"Não pode haver um Estrela com distinções, o Clube é o mesmo e gostaria que isto fosse tido em conta", disse, revelando depois que quem passa a ser o vice-presidente para a Formação é Rui Manuel Pinto e, como director Financeiro, assume essa responsabilidade José Francisco Realinho Póvoas, "uma pessoa competente para tentar reduzir o passivo do SCE".
Mais tarde, João Martinho adiantou-nos que os tempos actuais são difíceis, faltam apoios, mas há a força e determinação para continuar".
Frisa que "da sua parte só avança porque conseguiram unir esforços para apresentar uma lista com pessoas competentes, sem desprimor para quem cessou funções".
Eleição da nova Direcção

Seguiu-se a votação para a nova direcção. Estiveram presentes 36 sócios e, no final da contagem dos votos, apuraram-se os seguintes resultados: 32 votos a favor, duas abstenções e dois votos contra. João Martinho agradeceu esta confiança dos associados para um novo mandato e observou que cada um é livre de votar como entende.


Para ganhar tempo e margem de manobra, os elementos eleitos tomaram posse logo a seguir um acto que correu rápido e com normalidade.
Seguiu-se outra intervenção do presidente da Assembleia Geral, Arménio Morais, observando que a nova direcção vai ter muito trabalho pela frente, no entanto "todos fazem falta". Felicitou João Martinho e o elenco cessante pela dedicação que tiveram ao SCE onde, "para além do que é rotina, se criam muitas amizades"
Depois deu conta da sua mágoa e do SCE pelo facto de uma ex-responsável da área Social, Teresa Santos, ter tido comportamentos de que não gostaram. Daí a proposta para que deixassem essas funções e o Estrela", revelou Arménio Morais. Explicou depois que Teresa Santos recorreu da decisão ganhando o processo, mas o SCE não vai abdicar da sua tomada de posição em próxima AG".
A Direcção eleita
Entre outros, ficam na nova Direcção do SCE os seguintes elementos:
Assembleia Geral `Presidente Arménio Morais Almeida, com Jaime Ceia, João Cabecinha Belém e Reisinho Sampaio:
Direcção Presidente João Martinho;
Vices; Futebol Sénior, Domingos Silva; Administrativo Vitor Vivas Silva;
Centro Idosos António Teixeira Ribeiro;
Futebol Formação Rui Nunes Pinto;
Director Financeiro José Francisco Realinho Povoas;
Tesoureiro, António Batista Mourinho;
Secretário Geral Manuel Matos Semedo; Vice Hugo Beirão Carrapiço;
Conselho Fiscal Presidente João Pedro Bagina; Vice João Nuno Moniz;
Relatores
; Arménio Lobato Bagina; Mário Domingos Faria, e José do Carmo Caldeira Jesus.

Textos: João Trindade