terça-feira, 27 de abril de 2010

João Trindade - O "pai" da Academia de Futebol de Arronches


Finalmente "saiu da gaveta" um projecto que o jogador de futebol João Trindade, natural de Arronches, há muito ambicionava para a terra que um dia o viu nascer: Uma Academia de Futebol. Além da prática desportiva, a formação dos jovens é a grande aposta deste projecto que agora se inicia na vila alentejana, e que aguarda apenas que as inscrições sejam efectuadas para arrancar em força.
Foi no clube da terra, o Arronchense, que João Trindade começou a dar os primeiros pontapés na bola. Com 13 anos de idade quis ser jogador de futebol mas, na altura e segundo recordou, as condições não eram as melhores. O sonho não o perdeu e conseguiu vingar e, ainda hoje, é jogador de futebol. No entanto, ficaram para trás os estudos. "Deixei de estudar, não fiz mais que o 12º ano e neste momento, com 39 anos, não tenho nenhum curso", lamenta João Trindade.
Com vista a ajudar os jovens do seu concelho, nunca perdeu a esperança de, um dia, lhes dar as condições que nunca teve. Sonhou assim com a criação de uma Academia de Futebol que, por razões várias, só agora foi possível concretizar.
Considerando que, actualmente, Arronches tem um complexo desportivo com excelentes condições, João Trindade começou por nos apresentar a Academia de Futebol de Arronches que, na tarde de segunda-feira, se deu a conhecer à Comunidade Escolar do Concelho.
Realçando que a Academia irá formar crianças dos 4 aos 15 anos, João Trindade realçou que pretende também estabelecer parcerias com as escolas, na medida em que este projecto, além da prática desportiva (futebol), "vai também focar um pouco a parte de formação dos jovens como alunos". Segundo aclarou, a sua finalidade é conseguir que as crianças "tenham um acompanhamento" não só a nível desportivo, mas também escolar, uma vez que "nem todos irão ser jogadores de futebol e há que ter esta atenção com elas".
Sem esquecer que os jovens que frequentarem a Academia serão também acompanhados no seu desempenho escolar ao longo do ano, João Trindade realçou que não faltarão também as actividades culturais que, no seu entender, são também "importantes para, quando crescerem, estarem preparados para a vida".


Frisando que, para já, a Academia de Arronches será um
 espaço privilegiado para a formação desportiva de crianças e jovens na modalidade de futebol, João Trindade não coloca de parte outras actividades, como é o caso do atletismo. Como tal, fez questão de dizer que "estou à espera que me apareça alguém que queira também praticar esta ou outras modalidades".
Realçando o "imenso apoio" que a Câmara Municipal de Arronches tem prestado a este projecto, João Trindade vincou que na Academia de Futebol a qualidade, organização e formação serão valores primordiais e que, no final, "as crianças sairão a ganhar".
Uma Academia para todos Agendada para o dia 15 de Maio a apresentação da Academia de Futebol de Arronches à comunidade, há a destacar que este projecto, além do apoio ao estudo e da formação desportiva na modalidade de futebol, engloba ainda a natação, férias desportivas, torneios inter-nacionais, visitas a academias de futebol e, entre muitos outros, actividades para os pais. De acordo com o seu promotor, "queremos que os pais sejam também parte integrante da Academia", na medida em que "o acompanhamento familiar é muito importante". Nesse sentido, e segundo assegurou, serão muitas as actividades que envolverão as crianças e os seus progenitores, numa tentativa de "criar uma família em todo o concelho".
Com vários projectos em carteira, "neste momento estamos só à espera que as crianças apareçam", confidenciou João Trindade, revelando que, felizmente, tem recebido vários contactos de pais e crianças interessadas em integrar a Academia. O futebolista fez ainda questão de esclarecer que as crianças de outros concelhos do Distrito de Portalegre podem integrar este projecto. "Se virem que há qualidade na nossa Academia estamos dispostos a receber jovens de outros concelhos, pois no Verão não há actividades para que eles possam passar o tempo e com a Academia actividades não vão faltar e os pais podem estar descansados, até porque queremos primar pela segurança", esclareceu.
As inscrições, gratuitas, podem ser efectuadas na recepção da Câmara Municipal de Arronches, até ao final do mês de Maio, e qualquer esclarecimento através do e-mail da Academia(afarronches@hotmail.com) ou do telemóvel do mentor do projecto (939000764). Nesta matéria importa realçar que as primeiras 45 inscrições têm garantida uma viagem até à Covilhã para ver a Selecção Nacional.


Relativamente aos preços, podemos avançar que a mensalidade tem um custo de 10 euros, e inclui prémios de futebol, apoio ao estudo, natação, seguro desportivo, inscrição na Associação de Futebol de Portalegre e transporte no circuito escolar. O equipamento desportivo terá um custo de 90 euros, diluído por 18 mensalidades de cinco euros, e inclui kispo, equipamentos de estágio e de treino, fatos de treino, mochila, t-shirt e boné.
Terminadas as inscrições, João Trindade avançou que será criado um gabinete de análise "para ver se as crianças têm condições ou não para poder competir a nível federativo". Assim, "se percebermos que não têm condições, fazem os torneios de fim-de-semana e convivem", aclarou o responsável, acrescentando, no entanto, que tudo aponta que a equipa de infantis que se encontrava no Arronches e Benfica ingresse na Academia a nível federado, dado que "os miúdos estão preparados". Se os planos correrem como previsto, a primeira equipa da Academia de Futebol de Arronches (infantis) será apresentada no Torneio de São João, no próximo dia 10 de Junho.
Vincando que a Academia "não é só para os melhores, mas para todos", até porque "estamos aqui para ensinar", João Trindade está confiante no sucesso deste projecto, mas não esconde que se o resultado não for o esperado "agarro nas malas e volto para a Covilhã".



Textos: Catarina Lopes