A um mês de começar a época, é interessante e também um pouco preocupante não se saber em que série e com que equipas é que o Eléctrico terá para disputar a 2ª Divisão Nacional. Toda a gente sabe que se fala que os moldes do campeonato vão ser alterados, mas a realidade é que ainda nada foi aprovado nem discutido. É este o Futebol Português amador. Se o campeonato continuar nestes moldes, com 4 séries de 12 equipas, podemos dizer que a nossa equipa continuará na mesma série. Tourizense, Pampilhosa, Oliveira do Bairro, Penalva do Castelo e Abrantes irão continuar a fazer companhia. Sobem da 3ª divisão as equipas da Sanjoanense, Monsanto e União da Serra. O Fátima que desceu da Liga Vitalis é mais uma equipa desta série que se junta ao Operário e Praiense dos Açores. Esta última venceu a Série Açores da 3ª Divisão. As equipas dos Açores vão passar para a Série C pois no Comunicado Oficial da época passada, isto já estava definido. Realçar que ainda muita água vai correr até o Eléctrico saber as equipas da sua série, porque se os moldes do campeonato alterarem teremos 3 séries de 16 equipas. E até o Apito Dourado pode alterar isto pois se o Vizela e o Gondomar descerem por corrupção, a equipa do Fátima irá continuar na Liga Vitalis.
A um mês do começo da nova época desportiva, a equipa de Futebol já tem a maior parte dos jogos agendados. A época vai começar no dia 18 de Julho, sexta-feira, com a apresentação da equipa e no dia a seguir haverá testes médicos. Os treinos nos primeiros tempos serão bidiários para a equipa ir aperfeiçoando o Modelo de Jogo. Dia 26 é o primeiro teste com a deslocação ao Penamacorense, às 17h. Dia 30 está também previsto um jogo mas o adversário ainda está por definir. Dia 2 de Agosto, sábado surge a recepção ao Atl. Reguengos que ascendeu este ano à 3ª Divisão Nacional, com jogo escalonado para as 17h. O 4º jogo de preparação será em Ponte Sor, dia 6 contra a equipa espanhola do San Vicente de Alcântara, que é treinada pelo antigo jogador do nosso Eléctrico Ricardo Pinto. Este jogo será ás 20h. Dia 10, domingo, teremos na vila do Crato, o Crato - Eléctrico às 17h. Para dia 16, teremos a 2ª edição do Torneio do Barco, estando as equipas convidadas ainda a analisarem a proposta. Serão 6 jogos aqueles que a equipa terá para testar as suas forças e fraquezas para o pontapé de saída do Campeonato Nacional no dia 24 de Agosto.
Vai ganhando corpo o plantel do Eléctrico que vai disputar, pela 3ª vez consecutiva, a 2ª Divisão Nacional. A cara nova é João Ramos, avançado de 22 anos, que vem dos Pescadores da Costa da Caparica que se sagrou Campeão Distrital da A. F. Setúbal. Natural de São Tomé e Príncipe, João Ramos vem muito bem referenciado tendo feito 25 jogos na época anterior. As outras duas caras são já conhecidas: Falamos de Sérgio Martins e de Luís Bagorro. Sérgio é de Ponte de Sor e foi formado no Eléctrico durante 8 anos. Depois de se ter sagrado campeão distrital de Juniores pelo nosso clube há 2 anos, o guarda-redes saiu para o V. Setúbal onde esteve lá nas suas duas épocas de Júnior. Este ano na 2ª Divisão de Juniores, venceu a série D e subiu ao 1º escalão. Foram 17 os jogos realizados. Em relação ao médio Bagorro, é um regresso também, de um atleta que jogou na formação do clube e na época transacta saiu do plantel sénior em Dezembro tendo sido emprestado ao Fronteirense, onde foi fulcral para a equipa do distrital com participação em 21 jogos e a conquista da Taça e da Supertaça da A. F. Portalegre. São até ao momento, 20 os jogadores que vão atacar a época 08/09. A saber: Pedro Silva, Sérgio, David Nunes, Moreira, Vinícius, Miguel Fernandes, Mário Moreno, André, André Marques, Ibraime, Edgar, Tojo, Osório, Bagorro, Pedro Ramos, André Barroso, Ramos, João Ramos, Gabriel e Respício. Destes, 9 foram formados no clube. Ficam ainda a faltam alguns lugares no plantel para preencher, tais como um defesa direito, um central/médio e um extremo. As oficinas vão abrir no dia 18 de Julho, pelas 18h no Estádio Municipal de Ponte de Sor, com a apresentação da equipa à Comunicação Social e depois surge a primeira unidade de treino. Para terminar, informar que dos jogadores que saíram do plantel, 4 já têm clube: Hugo Lopes, Billy e Zé Manel vão para o Crato e Santana Maia ingressa no Sertanense.
Os primeiros dias de Julho trouxeram mais dois jogadores para o Eléctrico. São eles Telmo, defesa direito que militava no Benfica e Castelo Branco e Maurício, extremo esquerdo do Cova da Piedade. Telmo, 26 anos, é já um velho conhecido de Barão, que trabalhou com ele no Estrela de Portalegre aquando da sua passagem. Nos últimos 4 anos tem jogado na equipa filial do Benfica em Castelo Branco. É um bom jogador para um lugar que ainda estava vago. O outro reforço assegurado é Maurício. Trata-se de um atleta fisicamente bem dotado, que demonstra muita entrega ao jogo e que também poderá jogar no lado esquerdo da defesa devido às suas qualidades no processo ofensivo onde desequilibra. Esta época, na 3ª divisão no Cova da Piedade foi um atleta muito utilizado e que está preparado para dar o salto para um escalão superior. Após mais estes 2 reforços, podemos dizer que o plantel está praticamente definido a duas semanas do início da época desportiva. As opções de Barão serão Pedro Silva e Sérgio na baliza; os defesas Telmo, David Nunes, Moreira, Vinícius, Miguel Fernandes, Mário Moreno, André e André Marques; os médios Ibraime, Tojo, Osório, Bagorro, Edgar, Pedro Ramos e André Barroso e os avançados Ramos, João Ramos, Gabriel, Maurício e Respício. É possível que até ao início da equipa ainda chegue mais um jogador para fechar o plantel da nossa equipa que irá tentar a 3ª manutenção consecutiva na 2ª Divisão Nacional. Quanto à série que a equipa irá ficar no campeonato, ainda não há nada resolvido pelas altas esferas do futebol português que só se preocupam com a Selecção Nacional Sénior que lhes dá as pepitas de ouro. Pobre futebol português amador ...
http://www.electrico.no.sapo.pt/